Visitantes

domingo, 25 de agosto de 2013

Apontamentos: François Chesnais

Conteúdo: Mundialização do Capital
Série: Superior
Atividade: Apontamentos de Livro


A Mundialização do Capital François Chesnais
Capítulo 1: Decifrar palavras carregadas de ideologia

O Autor (Chesnais, 1996) trabalha termos importantes e aparecem recentemente no cenário mundial, todos atrelados e banalizados com outra palavra Globalização.
Uma observação que faço a partir dessa primeira leitura deste texto é a questão da ‘polarização’. O mundo que Chesnais menciona a 50 anos atrás é um mundo bipolar (EUA x URSS), após 1944, que tem suas rivalidades e diferenças ideológicas, comerciais e militares terminadas com alguns marcos simbólicos, a queda do muro de Berlin (1989) e o fim da URSS em 1991. Onde uma nova ordem mundial se coloca, num primeiro momento a expansão econômica e cultural estadunidense, e em outro ora chamado de mundo multipolar, pela divisão dos Países Centrais e Países Periféricos (Países Desenvolvidos e Países Subdesenvolvidos), ora chamado de multipolar pela organização dos países em Blocos Econômicos e suas áreas de abrangência.
Outras reflexões e indagações a partir do texto:
Qual é a ‘tríade’ que tanto o autor relaciona termos e momentos? O autor menciona ‘pólos tríades’, ‘escala tríade’ e ‘mundo tríade’.
Qual a diferença de globalização e mundialização?  Além de um norte-americano e administrativo o outro francês e econômico, acho que possuem ideais diferentes. O termo globalização trouxe uma ideia de processo benéfico e necessário. Talvez por que tudo hoje se atrele ou se justifique pela globalização, deste jeito, este termo já se tornou vago, ambíguo, mas com certeza não neutro.
Qual a diferença entre Investimentos Internacionais e Comércio Exterior?
Qual a relação entre a mundialização do capital e a adaptação dos Estados, das Economias? Num primeiro momento fala-se de uma ‘irreversibilidade’, para reafirmar essa necessidade de adaptação. O autor menciona a capacidade dos países em desenvolvimento em atrair investimentos. Também é colocado em concorrência as diferenças no preço na força de trabalho entre países (Mais valia relativa?). Terceirização.
            Qual a relação entre liberalização e desregulamentação? Nesta mundialização do capital é marcado pelas perdas de forças do Estado, políticas de privatização, formações de oligopólios, transformações produtivas, inovações tecnológicas (comunicação).
            Qual a relação do toyotismo e as multinacionais? A flexibilização na acumulação do capital, nos contratos de trabalho e na organização do trabalho ao meu ver vieram ao encontro das novas necessidades das empresas transnacionais.
            Vivemos num mundo ‘sem fronteiras’, ‘sem nacionalidade’?  O texto relata fatos transfronteiriços, do modo como a economia aproxima os países (de forma diferente), empresas investindo e localizando-se em outros países, o inglês sendo uma língua capitalista atual, acordos entre países.
  
Referência:

CHESNAIS, F. Decifrar palavras carregadas de ideologia. In: A Mundialização do Capital. São Paulo: Xamã, 1996, p. 21-43.

Nenhum comentário: