Visitantes

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O que são hotspots?


O que são hotspots?
São áreas de grande biodiversidade, mas sofrem grande risco de destruição. No mundo todo, existem 25 áreas classificadas como tal, especialmente na América Latina, no Sudeste Asiático e na África Subsaariana.


(FUVEST) Observe o mapa a seguir.
Fonte: www.biodiversityhotspots.org. Acessado em 12/07/2010. Adaptado.

Em 1988, o ecólogo inglês Norman Myers propôs a criação do conceito de hotspot com o objetivo de resolver um dos dilemas dos conservacionistas: quais são as áreas mais importantes onde se deve preservar a biodiversidade na Terra? Conforme Myers, umhotspot deve conter pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e haver perdido mais de ¾ da vegetação natural existente na área.
Sobre os dois hotspots em terras emersas, assinalados no mapa:

a) Identifique e explique as causas da existência do hotspot em território brasileiro.

b) Explique as causas da existência do hotspot na Ásia equatorial.

Resolução

a) Hotspots são áreas com elevada biodiversidade em estágio avançado de degradação; no Brasil, dois biomas foram classificados como hotspots: o cerrado e a mata Atlântica (circulada em negrito no mapa).
A mata Atlântica, desde o início da ocupação e do povoamento do território nacional, vem sofrendo um acelerado processo de desmatamento e perda da sua biodiversidade devido à exploração madeireira, à expansão agropecuária e à expansão urbano-industrial.

b) Na Ásia Equatorial (arquipélago da Indonésia, península da Malásia), temos o domínio da floresta tropical pluvial, similar à nossa floresta Amazônica, apresentando uma elevada biodiversidade, que vem sendo perdida, sobretudo, por meio do desmatamento, pelas queimadas e pela intensa exploração madeireira.

Fonte:

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo site.
Bem legal!

Anônimo disse...

Parabens pelo site.
Bem legal!

Unknown disse...

Olá Educadora, Felicidades!

Estou aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

DIVULGUE SEU BLOG no EDUCADORES MULTIPLICADORES e fique em evidência. Compartilhe saberes!

A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, mas você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos.

Esta parceria é exclusiva para blogs de Educadores e Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas de todo o Brasil e Portugal. Amplie seu público!

Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx (Divulgaremos seu blog também nas redes sociais): MARQUECOMX

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Irivan Rodrigues

Eduardo Marculino disse...

Parabéns pela qualidade do blog....abraços

blogger disse...

Norman Myers identificou 10 área de HOTSPOTS mundias em 1988, entre 1996-1999 Russell Mittermeier fez uma nova pesquisa juntamente com colaboradores e conseguiu identificar 25 áreas de HOTSPOTS. Há uma nova atualização de janeiro de 2005 divulgada pela CI que "eleva" a quantidade de HOTSPOTS para 34. Portanto hoje são 34 áreas de HOTSPOTS no mundo.