Visitantes

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Mito da Democracia Racial


reflexões a partir do dia da Consciência Negra,

atrasou um pouquinho mas saiu!!


Fonte da Imagem [link]


SOMOS DIFERENTES NA IGUALDADE!

SOMO IGUAIS NA DIFERENÇA!

A ideia de um Brasil formado por uma 'mistura de raças', miscigenação cultural, diferentes etnias e culturas fizeram subentender a ideia de um Brasil sem preconceito e racismo.

Assim surge o termo o Mito da Democracia Racial!

Há sim, uma heterogeneidade na formação do povo brasileiro, assim como também temos uma identidade nacional fundamental para a formação da Nação brasileira e reconhecimento do seu povo.

No entanto, neste processo histórico sempre foram colocados obstáculos à ascensão social para alguns povo e seus descendentes como aos indígenas e africanos!

Desta forma, reconhecer e respeitar as diferenças de valores, religião e costumes dos grupos sociais que formaram e constituem a o povo brasileiro é essencial para eliminar as desigualdades econômicas e a injustiça social. Assim com reconhecer perante a lei essa diversidade também é fundamental para valorização destas diferenças. Por isso cito a frase conhecida:

"Temos o direito de ser iguais sempre que a diferença nos inferioriza; temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza." (Boaventura de Sousa Santos)

Por isso:

SOMOS DIFERENTES NA IGUALDADE!

Igualdade aqui refere-se à lei! Perante a lei sim somos todos iguais!

SOMO IGUAIS NA DIFERENÇA!

Diferença em relação à valores, religião, crenças, cultura, orientação sexual etc.






Nenhum comentário: