Visitantes

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Símbolo Olímpico = Cinco Continentes?


Símbolo Olímpico:
Os anéis olímpicos são o emblema dos Jogos Olímpicos. Eles são compostos de cinco anéis entrelaçados (das cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho respectivamente) sobre um fundo branco.

Idealizador:
O emblema com os anéis olímpicos foi originalmente elaborado em 1913 pelo barão Pierre de Coubertin (1863-1937), o idealizador dos Jogos Olímpicos Modernos.
Segundo Coubertin “O emblema escolhido para ilustrar e representar o congresso mundial de 1914 são 5 anéis interligados em cores diferentes -- azul, amarelo, preto, verde, vermelho -- colocados sobre a cor branca do papel. Esses cinco anéis representam as cinco partes do mundo que agora estão engajadas nas olimpíadas e prontas para aceitar uma competição saudável".

Pierre de Coubertin

Inspiração para os Anéis e Significados:

  • Coubertin quando ele era responsável pela USFSA (Union des sociétés françaises de sports athlétiques), uma associação fundada pela união de duas associações esportivas francesas que até 1925 era responsável por representar a Comitê Olímpico na França, cujo emblema era composto por dois anéis interlaçados.
  • A estréia do símbolo foi em 1920, nos Jogos Olímpicos da Antuérpia.
  • A popularidade dos anéis olímpicos e disseminação do seu uso ocorreu posteriormente aos Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim.
  • A visão atual do Comitê Olímpico Internacional é de que o emblema dos anéis olímpicos reforça a idéia de que o Movimento Olímpico é internacional e acolhe todos os países do mundo para se juntarem.
  • A idéia é que os atletas busquem superar os próprios limites, assim, a cada evento serem alcançados novos recordes.
  • Porém, nenhum continente é representado por um anel específico. Apesar de Comenta-se que essas cores foram escolhidas pois, pelo menos, uma delas é encontrada na bandeira oficial de cada país. No entanto, isso jamais foi confirmado como sendo verdadeira intenção do seu desenhista.
  • Embora existam explicações sobre as cores dos anéis, a única conexão entre eles e os continentes é que o número cinco refere-se ao número de continentes. Nesse cenário, as Américas são vistas como um único continente e a Antártica é omitida.
  • O símbolo também é a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional.
Fonte:
http://www.copacabanarunners.net/aneis-olimpicos.html
http://olimpadaspequim2008.blogspot.com/2008/03/o-que-significa-os-cinco-aros-olimpicos.html
http://www.olimpiadas.etc.br/simbolos-bandeira-olimpica.html

Nenhum comentário: