Visitantes

terça-feira, 17 de junho de 2008

Termos importantes relacionados ao Campo Brasileiro

Conteúdo: Conceitos básicos ligados a agropecuária brasileira.
Série: 6a série
Atividade: selecione algumas palavras importantes para o entendimento da questão agrária brasileira, e peça aos alunos buscarem conteitos de cada termo.

GLOSSÁRIO:

Produtividade: relação entre as quantidades produzidas de um ou mais produtos e insumos utilizados na produção. A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os factores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos(quantidade de produtos produzidos). Os factores de produção são definidos como sejam pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por factores utilizados maior é a produtividade. A produtividade é muitas vezes medida por trabalhador mas em muitas situações onde os custos com pessoas são uma percentagem reduzida dos custos totais têm que se ter em conta os outros factores necessários para produzir os resultados pretendidos. Na melhoria da produtividade deve-se evoluir a partir de um valor de base para se poder comparar os resultados. A produtividade total dos recursos é medida em termos financeiros onde é calculado a produção por unidade monetária gasta nos diversos recursos. O grau de produtividade de um agente econômico (pessoa, empresa, país, etc.) é, regra geral, um dos melhores indicadores para a medição do nível de eficiência e eficácia do mesmo. No ambiente agronômico ou agrícola, produtividade é definida como a quantidade de produção por unidade de área. Exemplo kg/ha = kilogramas por hectare.

Produção: Quantidade produzida pela qual o sistema gera dinheiro. Produção: Economicamente, produção é a atividade da combinação dos factores de produção que têm como finalidade satisfazer as necessidades do ser humano. Quando polia a pedra a fim de transformá-la em um utensílio mais eficaz, o homem pré-histórico estava executando uma atividade de produção. Nesse primeiro estágio, as ferramentas e os utensílios eram utilizados exclusivamente por quem os produzia, ou seja, inexistia o comércio, mesmo que de troca ou escambo. Produção implica no processo que disponibiliza uma oferta de um produto para o mercado. Pode ser classificada em: Produção de Bens Tangíveis (e é dividido em quatro partes: indústria, agricultura, pecuária e extrativismo), e ainda Produção de Serviços.

Agricultura: Área ocupadas por terras aráveis, culturas hortícolas e arvenses, pomares de fruto, prados ou pastagens permanentes. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética. A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro se aplica ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuária ou ambos. O prefixo agro tem origem no verbete latino agru que significa "terra cultivada ou cultivável".

Os objetivos da agricultura: Podemos classificar a agricultura de acordo com a sua finalidade:
1. A agricultura de subsistência: a produção destina-se ao consumo do próprio produtor.
2. A agricultura comercial: é destinada à venda, portanto quem define a produção é o mercado consumidor.
3. A agricultura especulativa: organizada para a exportação, não se relaciona com os interesses da economia e da sociedade local. (ex.: a plantation).
4. A agricultura coletivista: organizada segundo as necessidades sociais do país onde é praticada, não se volta para o mercado externo, a procura de lucros. (ex.: Kibutzim em Israel, fazendas estatais com trabalho comunitário, elevados níveis de integração social e finalidade de defesa militar).
5. A agricultura científica: é a moderna agricultura. Encontra-se principalmente nos países desenvolvidos e possui as seguintes características utilização intensiva de máquinas agrícolas, como tratores, semeadeiras, colheitadeiras; uso de técnicas de cultivo, com proteção ao solo e à lavoura; uso intensivo de adubos, fertilizantes, corretivos e defensivos agrícolas; adoção, em larga escala, por parte dos agricultores, de cooperativas agrícolas; construção, em larga escala, de silos, câmeras frigoríficas e outros meios de armazenagem de produção; apresentação de uma rede de transporte estruturada, permitindo rápido acesso entre áreas de produção e de consumo; utilização da pesquisa agronômica com o objetivo de aperfeiçoamento genético das espécies.

Agronegócio: relações comerciais efetuadas com produtos agrícolas através de atividades de compra e venda

Pecuária: é a arte ou o conjunto de processos técnicos usados na domesticação e produção de animais com objetivos econômicos, feita no campo. Assim, a pecuária é uma parte específica da agricultura. Também conhecida como criação animal, a prática de produzir e reproduzir gado é uma habilidade vital para muitos agricultores. Historicamente, certas sub-profissões dentro do campo da Zootecnia são especificamente nomeadas de acordo com o animal de que tratam. Um suinocultor é uma pessoa que cria porcos, um ovinocultor cria ovelhas, um bovinocultor cria bois, um caprinocultor cria cabras. Em muitas partes do mundo é comum ter-se rebanhos constituídos de ovinos e caprinos. Neste caso a pessoa é chamada de pastor. O rei David de Israel era um pastor antes de ser elevado a rei.

Equinocultura (criação de cavalos), Suinocultura (criação de porcos), Avicultura (criação de aves), Cunicultura (criação de coelhos), Apicultura (criação de abelhas), Piscicultura (criação de peixes), Bovinocultura (atividade pecuária destinada à criação de gado bovino; Divida em bovinocultura de corte, para produção de carnes e peles, e bovinocultura de leite), Bubalino (relativo a búfalo); Aqüicultura (Criação em ambiente confinado de seres vivos, animais ou plantas, que têm na água seu principal e mais freqüente ambiente de vida, com a finalidade de exploração comercial e produção de alimentos).
Pecuária extensiva: aquela que é desenvolvida em grandes extensões de terras, com gado solto, geralmente sem grandes aplicação de recursos tecnológicos, investimentos financeiros nem recursos veterinários importantes. Pecuária intensiva: aquela que é praticada utilizando-se recursos tecnológicos avançados, tais como: gado confinado, reprodução através de inseminação artificial, controle via satélite etc.

Agropecuária: reune os substantivos agricultura e pecuária. É portanto a área do setor primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gado, suínos, aves entre outros.

Agronegócio: é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil, o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra, associado com a criação de animais.

Erosão - Arrastamento progressivo de partículas do solo de tamanho variável, provocado pela acção da água ou do vento.
Improdutivos - Áreas estéreis do ponto de vista da existência de comunidades vegetais ou com capacidade de crescimento extremamente limitada, quer em resultado de limitações naturais, quer em resultado de acções antropogénicas (ex.: afloramentos rochosos, praias).
Fertilizantes ou adubos são compostos químicos que visam suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais. São aplicados na agricultura com o intuito de melhorar a produção.
Inseticida: é um tipo de pesticida usado para exterminar insetos, destruindo ovos e larvas principalmente. Os inseticidas são utilizados na agricultura, na indústria e nas casas.Herbicida (de acordo com a etimologia: herbi, erva, e cida matar) é um produto químico utilizado na agricultura para o controle de ervas classificadas como daninhas.
Herbicidas: produtos químicos capazes de matar plantas e, muito mais importante, que muitos deles podem matar apenas alguns tipos de plantas, sem injuriar outras. Os herbicidas contituem um tipo de pesticida. As vantagens da utilização deste produto é a rapidez de ação, custo reduzido, efeito residual e não revolvimento do solo. Os problemas decorrentes da utilização de herbicidas são a contaminação ambiental e o surgimento de ervas resistentes. Todos os herbicidas são tóxicos para os seres humanos em alguma medida. Existem também herbicidas naturais.
Compactação: redução de macroporos ou poros de aeração e drenagem do solo, em conseqüência da aplicação de uma força sobre o solo, aproximando as partículas sólidas, ou da redução de material orgânico sobre e no solo e de raízes vegetais, levando à dispersão das partículas sólidas que são arrastadas para baixo, entupindo os macroporos, ou à reacomodação de partículas na superfície, formando as crostas superficiais.
Êxodo rural: é o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos. Este fenômeno se deu em grandes proporções no Brasil, nos séculos XIX e XX e foi sempre acompanhado pela miséria de milhões de retirantes e sua morte aos milhares, de fome, de sede e de doenças ligadas à subnutrição. O abandono de algumas áreas rurais: Êxodo rural é quando ocorre o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para áreas rurais, ou de áreas rurais para centros urbanos. Muitos agricultores não conseguem modernizar suas plantações e acabam perdendo suas terras.
Lavouras permanentes – compreende-se a área plantada ou em preparo para o plantio de culturas de longa duração, que após a colheita não necessita de novo plantio, produzindo por vários anos sucessivos; Lavouras temporárias – abrange as áreas plantadas ou em preparo para o plantio de culturas de curta duração (via de regra, menor que um ano) e que necessita, geralmente, de novo plantio após cada colheita; Terras em descanso – terras habitualmente utilizadas para o plantio de lavouras temporárias, por prazo não superior a 4 anos em relação ao último ano de sua utilização;
Agrotóxicos: Produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora, da fauna ou da microbiota, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. São ainda substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento.
Transgênicos: OGM (organismo geneticamente modificado): um ser vivo que teve seu material genético modificado por outra forma que não a multiplicação e recombinação natural.

Modernização do campo: Para estes autores, modernização e industrialização da agricultura e formação dos Complexos Agroindustriais apresentam características distintas. No processo de modernização, ocorreram mudanças na base técnica da produção agrícola. No processo de industrialização, a agricultura transformou-se em um ramo de produção semelhante à indústria e conectada a outros ramos de produção. O processo de modernização da agricultura (através da importação de máquinas e insumos) resultou no de industrialização (já com as máquinas e insumos produzidos no Brasil), e essas transformações, aliadas às mudanças nas relações de trabalho, resultaram na constituição do Complexo Agroindustrial na década de setenta.
O trabalho: No passado, quando não haviam ferramentas e máquinas agrícolas a agricultura era praticada com muitas pessoas trabalhando em todas as etapas.
O tempo gasto para fazer todas as tarefas era muito grande. Bois e cavalos eram utilizados nos trabalhos mais pesados. Com a invenção destes instrumentos o tempo gasto nas tarefas foi reduzido e houve um aumento na produção.
A tecnologia: Para melhorar a produção agrícola, além do governo e das grandes empresas, a ciência também colaborou.
As empresas e os governos investem muito dinheiro em pesquisas para melhorar a qualidade das plantas na agricultura. Pesquisas científicas melhoram a produtividade, diminuem o tempo de cultivo e possibilitam que algumas sementes resistam mais as diferenças climáticas e a pragas.
O uso de agrotóxicos: Os agrotóxicos são produtos venenosos colocados nas plantas para matar algumas pragas e insetos. Um problema muito grave que os trabalhadores. do campo têm de enfrentar é a aplicação desses produtos que além de fazer mal para os seres humanos, os agrotóxicos contaminam o solo e as águas.
O abandono de algumas áreas rurais: Êxodo rural é quando ocorre o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para áreas rurais, ou de áreas rurais para centros urbanos. Muitos agricultores não conseguem modernizar suas plantações e acabam perdendo suas terras.

Complexo Agroindustrial: A noção de Complexo Agroindustrial deriva da aceitação da tese da existência do complexo rural na agricultura brasileira. Estes autores defendem a idéia de que a principal modificação na dinâmica da agricultura brasileira reside em um processo histórico de passagem do "complexo rural" para uma dinâmica comandada pelos "complexos agroindustriais" (CAI's). Müller considera a indústria para a agricultura o setor dinâmico do Complexo Agroindustrial a partir de uma análise histórica das transformações da agricultura no Brasil. MÜLLER (1989a) considera as relações entre agricultura e indústria a partir de 1870 e, baseado em um estudo da industrialização brasileira de Wilson Suzigan, estabelece quatro períodos de mudança no padrão de acumulação e no padrão agrário no Brasil. Os períodos estabelecidos são: de 1880 a 1920/30 (agroexportador/manufatura - latifúndio/minifúndio); de 1930 a 1960/64 (substituição de importações e crise do padrão latifúndio/minifúndio); de 1964 a 1980/83 (segunda fase da substituição de importações com a implantação do parque industrial no Brasil e padrão agrário moderno); e de 1983/86... (período industrial com diversificação tecnológica/conduta internacionalizada, e, para o padrão agrário, intensificação e diversificação do moderno). Assim, na análise das relações agricultura x indústria, a partir da constituição do Complexo Agroindustrial na década de setenta (padrão agrário moderno), a indústria para a agricultura é considerada como elemento dinâmico do complexo, induzindo transformações no setor agrícola e agroindustrial. Definição: conjuntos de atividades fortemente relacionadas entre si (por compras e vendas) e fracamente relacionadas com o resto das atividades. Esses conjuntos são vistos de forma dinâmica, o que torna a sua delimitação menos rígida do que seria uma tipologia ou análise sistêmica.

*
Links:
http://www.zootecniabrasil.com.br/sistema/modules/tiny1/
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/BovinoCorte/BovinoCorteRegiaoSudeste/glossario.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agroneg%C3%B3cio
http://portalgeo.rio.rj.gov.br/mlateral/glossario/T_InfraEstrutura.htm
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/geografia/geo06d.htm

Nenhum comentário: