Visitantes

domingo, 22 de junho de 2008

Profª Dona Eli


Uma homenagem a minha Vó Eli!



Eli Chaves de Souza Sumar,
nasceu na cidade de Brusque/SC, na comunidade de Limeira em 1929. Aos 7 anos foi morar no Bairro Barra do Aririú, em Palhoça/SC, pois seu pai Inocêncio Chaves de Souza (Seu Nuga) teve que retornar a terra natal para continuar lecionando. Formou-se no curso regional no antigo Instituto de Educação (FAED). Em 1968 formou-se normalista co colégio Ivo Silveira. Começou a dar aulas com 16 anos, substituindo seu pai, em Varginha, no município de Santo Amaro/SC, posteriormente lecionou em Paulo Lopes. No bairro Capoeiras, no município de Florianópolis, lecionou na antiga escola Maria Júlia, mais tarde foi professora no colegio Edith Gama Ramos desde sua inauguração em 1964 até 1978, quando aposentou-se. Fez parte do grupo de professoras aposentadas 'As Vencedoras', do grupo de irmãos e do coral da igreja católica de Capoeiras. Faleceu em 2003.

Escola Profissional Feminina Profª Eli Chaves de Souza Sumar

"ATA DA 32ª SESSÃO ORDINÁRIA, DO 6º PERÍODO LEGISLATIVO, DA 15ª LEGISLATURA, REALIZADA EM 14 DE ABRIL DE 2008.

Prosseguindo, agradeceu aos Senhores Vereadores por terem aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei n. 12.495/2007, de sua autoria, que Denomina Escola Profissional de Capoeiras Eli Chaves de Souza Sumar, Dona Eli Professora. Disse que ficou feliz por ela ter sido professora no bairro de Capoeiras, onde se localiza esta escola profissional."


"Foi aprovado, em 2ª discussão e votação, e em redação final ad referendum da Comissão de Constituição e Justiça, o Projeto de Lei n. 12.495/2007 de autoria do Senhor Vereador Deglaber Goulart que Denomina Escola Profissional de Capoeiras Eli Chaves de Souza Sumar (Dona Eli Professora)."


"COMUNICADOA Lei Nº 7628, que entrou em vigor no último dia 12, aprovada pela Câmara de Vereadores de Florianópolis e sancionada pelo Prefeito Dário Berger, denomina a Escola Profissional de Capoeiras de professora Eli Chaves de Souza Sumar, por sugestão da comunidade".



Escola Profissional de Capoeiras de professora Eli Chaves de Souza Sumar
Foto: José Elias Sumar Filho

Links:
www.cmf.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=2795 -
http://www.pmf.sc.gov.br/educa/noticia/26mai2008.htm
http://www.pmf.sc.gov.br/portal/noticias/comunicacao/?acao=listar&id_noticia=4599
http://www.metropolitanosc.com.br/jornal/vernoticia.php?id=1186

Um comentário:

Unknown disse...

Mais do que merecido...
Muito legal o que você fez para homenagear nossa vovó, Roberta. Essa homenagem foi mais do que merecida, pois a nossa avó fez muito pela comunidade de Capoeiras.
Parabéns para nossa querida vovó e para nossa família!
Um abraço!