Visitantes

terça-feira, 13 de maio de 2008

Ilha das Flores

Conteúdo: Consumo, Luxo, Lixo, Valores da Sociedade...
Série: 7ª série e 8ª série

Atividade: Ver o filme e discutir alguns pontos interessantes, conforme o conteúdo de sala de aula.

Dicas: abaixo um texto interessante sobre o filme:

A GEOGRAFIA EM TRÊS ATOS
A geografia em três artigos
A idéia de região a partir da sociedade industrial no filme Ilha das Flores[1] Márcio Balbino Cavalcante[2] Acompanhando o destino de um tomate, desde a plantação até ser jogado no lixo, o filme Ilha das Flores, mostra uma região miserável na grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Inicialmente, parece uma paródia dos programas didáticos de TV, mas por trás dessa forma, manifesta-se uma força sarcástica que torna o filme extremamente critico a certas posturas da nossa sociedade capitalista. Desde o surgimento do homem na Terra e, consequentemente, após a descoberta do fogo e do seu desenvolvimento orgânico, como o cérebro desenvolvido, polegar opositor e do seu raciocínio (muitas vezes negativo), ele vem através do uso da técnica e das novas tecnologias ampliando seu domínio sobre a natureza. Assim, teria sido necessidade ou conveniência da vida sedentária que surgiu a cidade e posteriormente a sociedade industrial. A partir dessa visão, o filme mostra os reais pilares da sociedade atual (propriedade, plantação, produção, industrialização, venda, dinheiro, lucro), tais palavras que na pratica gera: subordinação, injustiça, problemas sociais (fome, desemprego, insegurança), individualismo, egoísmo, consumismo, “valor material”, poluição em todos os sentidos. O filme passa para os telespectadores, a idéia de irracionalidade humana versus a racionalidade dos animais, já que o último participa de cadeia alimentar de forma mais generosa do que seus parentes no mundo animal. Imaginar que seres humanos tratam melhor seus animais domésticos, que seus próprios irmãos humanos (cenas visíveis no filme), já que na Ilha das Flores, os humanos (crianças e mulheres se alimentam da sobras da alimentação dos porcos). Isso me faz lembrar que a capacidade agrícola existente no mundo permite alimentar a doze bilhões de pessoas, isto é, ao dobro da população mundial. Porém esses alimentos estão pessimamente distribuídos. Anualmente se utiliza um quarto da colheita mundial de cereais para alimentar o gado dos países ricos. A quantidade de milho consumida pela metade dos recintos climatizados para gado da Califórnia é maior do que todas as necessidades de um país que passa fome crônica, como o Zâmbia, na África, comprovando a denúncia retratada no filme. Através dessa discussão, ora regionalista, ora socioambiental, percebemos que o homem precisa desabrochar para o verdadeiro sentido da vida em sociedade, viver em harmonia com sua mãe natureza e com seus irmãos “animais”, procurando corrigir os erros de uma sociedade marcada pelo o individualismo, pela sede econômica, pelo o consumismo, pela descriminação e pela soberania de um(ns) país(es) em relação aos demais, uma relação colonial secular. Porém, talvez essa harmonia tão necessária, seja alcançada tarde demais.

Prof. Márcio Balbino – Textos Geográficos - 2006

--------------------------------------------------------------------------------

[1] Resenha do filme Ilha das Flores apresentada a Disciplina Região e Regionalização, do Curso de Geografia do Campus III – Centro de Humanidades - UEPB. [2] Graduado em Geografia pela UEPB/CH. Prof. pelo Estado do Rio Grande do Norte, Estado da Paraíba e pelo Colégio e Curso Executivo/Positivo de Guarabira/PB.

Fonte: http://olharesgeograficos.blogs.sapo.pt/3514.html

Portal Curtas Petrobras
Ilha das Flores
Gênero Documentário, Experimental
Diretor
Jorge Furtado
Elenco
Ciça Reckziegel
Ano 1989
Duração 13 min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Brasil
Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.

Links: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=647

Nenhum comentário: